terça-feira, 28 de abril de 2015

Com licença, Klimt



A técnica do bordado oferece inúmeras maneiras de expressão. Uma delas é trabalhar um tecido estampado, rebordando partes do desenho, ou, numa espécie de homenagem, cobrir aqui e ali uma pintura. Depois de muito procurar, finalmente encontrei uma copiadora que fizesse em linho belga, mais encorpado, uma impressão fiel da belíssima Lady With Fan, pintada por Gustav Klimt entre 1917 e 1918. Aí está ela:




A sugestão da imagem veio da amiga Betinha, que recriou em madeira O Beijo, também de Klimt, trabalho que hoje enfeita uma bela residência na Irlanda.

O grande desafio da minha Dama Com Leque era manter bonita essa enigmática mulher de pescoço interminável e olhar mortiço. Em volta dela pássaros e flores flutuam sobre fundo amarelo. Nesse quadro, tudo é inspirado; em que momento da vida devia estar Klimt ao criar essa maravilha! E lá fui eu, munida de ousadia e linhas, brincar sobre a arte. 


Usei todos os pontos que conheço, mas era pouco: desmanchei várias vezes, numa forma de respeito ao trabalho original. Mas, como costuma acontecer, de repente o trabalho estava pronto. E não é que a minha Dama ficou um pouco diferente? Creio não ter conseguido captar a distância do seu olhar, mas isso é culpa das minhas limitações artísticas.

Espero que você goste. 

3 comentários:

  1. Cris, tudo está extremamente bonito! Coisas de encher os olhos mesmo. Admiro muito o seu capricho, a sua paciência e dedicação. Vejo o seu trabalho como uma forma de arte com muito bom gosto. Parabéns!
    Um grande abraço da sua amiga admiradora
    Selma

    ResponderExcluir
  2. Inacreditável, Cris. Intensa ressignificação no olhar, tudo a ver com você.

    ResponderExcluir
  3. Que trabalho mais maravilhoso, Cris! Parabéns! Achei que ficou perfeito! Escolheu uma imagem/tema de uma beleza indescritível, com cores vibrantes e harmoniosas! Muito belo! Um abraço carinhoso da amiga
    Gisa

    ResponderExcluir