quarta-feira, 29 de abril de 2015

Nada se perde e então se transforma

O crazy pode apresentar um tema. O deste é o casario naive (na parte superior). Mas o que este crazy tem de singular é que todo o material nele utilizado - lenços, rendas, fitas e tecidos - é bastante antigo, extraído de roupas velhas, colchas, toalhas de renda e demais guardados, e todos trazem o encardido natural do tempo nas gavetas. Flores e folhas nasceram por ali, como num jardim onde não se capina, apenas joga-se água e bate sol. Compor este trabalho me ensinou a procurar beleza em trapos, a não desprezar nem o mais insignificante pedaço de fita. 


Marô riscou algumas samambaias aqui e ali, além de fazer o céu com a noite e o dia. Sobre esse desenho usei pontos em folha, areia, cheio, nó francês, alinhavo, haste, maria-preguiçosa, matiz, atrás, sombra, bondade-de-deus, caseado, chavão e corrente.

E, ao final, este crazy se transformou num quadro, hoje na parede do meu quarto de bordar.


terça-feira, 28 de abril de 2015

Com licença, Klimt



A técnica do bordado oferece inúmeras maneiras de expressão. Uma delas é trabalhar um tecido estampado, rebordando partes do desenho, ou, numa espécie de homenagem, cobrir aqui e ali uma pintura. Depois de muito procurar, finalmente encontrei uma copiadora que fizesse em linho belga, mais encorpado, uma impressão fiel da belíssima Lady With Fan, pintada por Gustav Klimt entre 1917 e 1918. Aí está ela:




A sugestão da imagem veio da amiga Betinha, que recriou em madeira O Beijo, também de Klimt, trabalho que hoje enfeita uma bela residência na Irlanda.

O grande desafio da minha Dama Com Leque era manter bonita essa enigmática mulher de pescoço interminável e olhar mortiço. Em volta dela pássaros e flores flutuam sobre fundo amarelo. Nesse quadro, tudo é inspirado; em que momento da vida devia estar Klimt ao criar essa maravilha! E lá fui eu, munida de ousadia e linhas, brincar sobre a arte. 


Usei todos os pontos que conheço, mas era pouco: desmanchei várias vezes, numa forma de respeito ao trabalho original. Mas, como costuma acontecer, de repente o trabalho estava pronto. E não é que a minha Dama ficou um pouco diferente? Creio não ter conseguido captar a distância do seu olhar, mas isso é culpa das minhas limitações artísticas.

Espero que você goste.